Skip to content

Consumo Consciente

13/01/2011

tendencias

Século XXI. Moda, Tendências, Fashionismo, passarelas, televisão, tecnologia, e muitas outras coisas. Fico me perguntando se no meio de tantas novidades ainda existe espaço, tempo e vontade para se pensar em temas como o Consumo Consciente.

looks

Consumir conscientemente leva em consideração diversos fatores, que vão desde a análise da necessidade da aquisição de “X” produto, até a preocupação em saber se as marcas que consumimos tem um cuidado especial com nosso planeta. Se preocupar com isso também faz parte deste tipo de consciência.

A indústria da moda cresceu quase 10% nesta década e movimenta bilhões de dólares todos os anos. Este mercado tem uma força muito grande e se utiliza das ações presentes no cenário, seja nacional ou mundial, para criar tendências e lançar novos produtos. Acredito que a nova tendência do setor em transformar tudo relacionado à moda em uma versão sustentável e vender este conceito para suas fiéis seguidoras, poderá nos ajudar no combate ao consumo descompensado.

Hoje temos por aí milhares de opções de compra, várias marcas surgindo e muitas aumentando ainda mais o seu poder diante dos consumidores. Mas também há algumas opções que podem nos ajudar nesta ação consciente.

Um exemplo são os brechós, ótimas opções para garimpar roupas bacanas, gastando bem pouquinho. Há ótimos brechós, principalmente nas capitais, que podem acabar nos surpreendendo.

Outra idéia para adquirir peças bacanas, e até sem gastar nada, são as reuniões entre amigos para a troca de roupas (que em inglês conhecemos como swishing). Além de serem alternativas baratas, representam também uma forma de reunir amigos e descontrair.

O uso de peças de outras épocas, conhecido como vintage, também está super em alta. É possível adquirir peças de coleções passadas com descontos arrasadores!

E como o blog já mostrou aqui, também existe a alternativa da Customização. Aliás, eu sou SUPER a favor. Além de abusarmos da nossa criatividade, ainda contribuímos para o consumo consciente.

Mas para quem deseja adquirir novas peças, não tem problema. O importante é tomarmos alguns cuidados essenciais, como ter certeza de que realmente vai usar o produto que está levando. É importante avaliar a sua personalidade, o seu estilo, e adquirir peças que tenham a ver com você, pois comprar roupas e deixá-las encostadas em um canto do guarda roupa, não adianta.

O Instituto Akatu deu algumas dicas para quem deseja se jogar no Consumo Consciente:

Graphic1

Confesso que eu já me deixei levar muitas e muitas vezes pelos “pecados fashion”. Já usei como discurso o famoso “Eu não tenho roupa, não vou sair!”, mas que atire o primeiro Scarpin a mulher que nunca fez isso, e a que nunca mais vai fazer.

Bonitas, o motivo que escrevi este texto foi simplesmente para dizer a vocês que se joguem, sim, nesse maravilhoso mundo de tendências e glamour, mas sem esquecer de suas personalidades, seus gostos, suas risadas, da sensação boa de estar sem maquiagem e, ainda assim, te acharem bonita, de estar com aquele pijaminha velho e se sentir bem, de ficar à vontade e pensar mais em “ser”, e não apenas em “ter”. Cuidem da nossa fauna e da nossa flora, façam escolhas que ajudem o nosso planeta a perpetuar por muitos e muitos anos.

Sejam sempre Bonitas Com Pouco!

Beijinhos!

Anúncios
8 Comentários leave one →
  1. 16/01/2011 12:07

    Adorei o post!
    Estou precisando mesmo de uma dica para consumir mais conscientemente e conseguir economizar e investir em coisas mais importantes.

    Boa semana meninas!
    😉

  2. Natália permalink
    19/01/2011 21:43

    Super adorei este post…

  3. Kátia permalink
    20/01/2011 19:02

    Deviam entregar um post desse juntamente com a conta do cartão de crédito. rs

  4. Kelly permalink
    20/01/2011 19:16

    Aiiiii… Preciso carregar este guia dentro da bolsa, é item de necessidade. hehe

  5. Dani permalink
    20/01/2011 19:19

    Olá Meninas, sou uma leitora assidua do blog de vocês!

    Que tal fazer um post sobre roupas de festa? Estou a procura de algo bonito com pouco, mas não encontro naaaada acessível.
    Tudo que gosto, é acima de mil reais, o que não é pouco…

    Espero que gostem da minha sugestão.

    Beijinhos

    • anavassoler permalink*
      21/01/2011 20:32

      Oi Dani!

      Com certeza, essa é uma ótima idéia. Roupas de festas geralmente são bem carinhas mesmo, mas existem algumas soluções bem legais pra caprichar no look e ainda ajudar o bolso!

      Vamos tentar preparar esse post para você e as Bonitas o mais rápido possível.

      Fique sempre de olho no Bonita Com Pouco!

      Beijinhos!

Trackbacks

  1. Sabonete de Argila Verde – Pharmacosmética « Bonita com Pouco
  2. 10 Peças básicas para ter no guarda-roupas « Bonita com Pouco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: