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Alimentação equilibrada garante bem-estar e peso adequado

22/08/2011

É quase uma regra – não há sequer uma mulher no mundo que não tenha alguma coisinha, pelo menos, para mudar em seu corpo. Aquela que se acha perfeita, que atire a primeira pedra.

Dieta é parte integrante do vocabulário de uma boa mulher. E eu não pude, de jeito nenhum, deixar de postar para vocês um release do Centro de Cirurgia Obesidade e Metabólica que recebemos sobre dietas e bem-estar. Seria um crime, não é mesmo?

 

“Para algumas pessoas manter o peso significa partir para o ‘tudo ou nada’ e radicalizar na dieta e, muitas vezes, deixando de oferecer nutrientes importantes ao organismo. Mas, vale a pena arriscar a saúde para ficar magro? Será que não é hora de adotar uma alimentação saudável para obter os benefícios que isso acarreta à vida?

Ter uma vida saudável exige uma alimentação equilibrada, capaz de oferecer todas as substâncias necessárias para o corpo humano manter o bom funcionamento, evitar doenças, ter bem-estar e vitalidade. “Uma boa alimentação é importante para todas as pessoas, pois é a partir dos alimentos que o organismo retira os nutrientes indispensáveis para seu crescimento e desenvolvimento, manutenção de tecidos, resistência às doenças, entre outros aspectos”, relata a Dra. Lorença Dalcanale (CRN 14383), nutricionista do Centro de Cirurgia Obesidade e Metabólica e Mestre em Ciências da Saúde em Gastroenterologia Clínica, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

 

Para explicar como uma dieta balanceada pode influenciar na rotina e ajudar a manter o peso, entrevistamos a nutricionista que dá mais detalhes sobre o assunto. Acompanhe!

 

1.Qual o conceito de uma alimentação equilibrada?

Uma alimentação saudável é aquela que respeita três regras fundamentais:

Variedade: não existe um alimento que contenha todos os nutrientes necessários para uma boa saúde. Portanto, devemos variar ao máximo os alimentos, para que o organismo possa absorver os mais diversos nutrientes;

Moderação: todos os alimentos podem ser consumidos, desde que com muita moderação. É primordial uma boa distribuição entre os grupos de alimentos: carboidratos, proteínas e gorduras;

Qualidade: significa comer mais alimentos que contêm vitaminas, minerais e fibras, como frutas e verduras, e diminuir o consumo dos que possuem calorias “vazias”, como biscoitos, alimentos refinados e  refrigerantes.

 

2.Quais os principais erros que uma pessoa comete ao manter uma dieta sem o acompanhamento de um nutricionista?

Em geral, as pessoas tentam praticar dietas milagrosas, que alguém fez ou que viram moda na mídia. Elas, normalmente, funcionam por um período e só devem ser usadas por, no máximo, 15 dias, porque são difíceis de serem adaptadas a um estilo de vida saudável, além de trazerem muitas restrições, desde calorias como de certos grupos de alimentos. Por exemplo, a dieta só focada em proteína exclui os carboidratos, que são fundamentais. Portanto, as dietas devem ser usadas com muita cautela e somente sob supervisão médica ou nutricional.

 

3.Por que é melhor consumir uma porção de fruta in natura do que tomar seu suco?

Para fazer um copo de suco natural é necessário mais de uma fruta. Se considerar que cada fruta representa uma porção dela e que devemos consumir em torno de 3-4 porções diárias, em um copo de suco esgota-se a quantidade de porções diárias. Outro aspecto que dever ser ponderado é o fato de que fazer o suco destrói as fibras da fruta. Por isso, é preferível comê-la. Um bom exemplo é que em uma refeição se consegue tomar um copo de suco de laranja, mas não se come de 3 a 4 laranjas.

 

4.Qual a quantidade correta de consumo de proteína, gordura e carboidrato em cada uma das refeições para manter uma dieta saudável?

Não existe uma quantidade ideal de carboidratos, proteínas e gorduras por refeição. O ideal é que a alimentação do dia respeite uma distribuição de 60% de carboidratos, 10 a 15% de proteínas e, no máximo, 20% de gorduras, distribuídos de forma equilibrada em 5 a 6 refeições por dia.

 

5.Para quem deseja emagrecer, ficar sem jantar é uma opção saudável? Por que?

Não é aconselhável, porque longos períodos de jejum desaceleram o metabolismo e priorizam perda de músculo, além de serem um gatilho para compulsões e aumento da voracidade e descontrole.

 

6.O consumo de alimentos diet e/ou light ajudam na dieta equilibrada e saudável? Qual é o limite?

Sem dúvida os alimentos diet e light ajudam a equilibrar a dieta, especialmente os light que, em geral, apresentam uma redução de açúcares e gorduras e não só de sacarose como nos produtos diet. O ideal é que se tenha bom senso no consumo de adoçantes, pois tudo que é em exagero pode trazer algum malefício ao organismo.

 

7.Dizem que um prato saudável deve ser colorido. É verdade? Como uma pessoa pode montar uma refeição saudável?

Quanto mais colorido e variado for o prato maior será a gama de vitaminas e minerais que estará se ingerindo. Uma boa maneira de equilibrar a montagem da refeição é dividi-la em três partes iguais: uma deve conter saladas verde e legumes, outra parte deve conter os carboidratos e a terceira porção de proteína, tudo isso regado em pouco azeite (1 colher de sobremesa) e pouco sal.

 

8.Por que as conversas durante as refeições podem atrapalhar?

Este hábito distrai a pessoa que não presta atenção ao que come. Isso implica em maior consumo de alimentos, sem ter a noção exata da quantidade ingerida. As conversas também atrapalham a mastigação, o que pode dificultar tanto a digestão como gerar a formação de gases, porque a pessoa come, fala e engole mais ar. Tudo isso influencia negativamente no processo de fome e saciedade.

 

E então, meninas? O que acharam?

 

Beijinhos! :*

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